a idéia não é dar dicas infalíveis, mas dicas que eu testei da teoria a prática.
.
desde o primeiro dia de vida, quando ainda ´estamos´ na maternidade, tenha calma!
um bebê querido, desejado, com uma gravidez compartilhada com amigos e família, vai ter visitas! e muitas! e é assim mesmo. claro que, as visitas sempre colaboram, não ficam muito tempo ou falam baixo etc mas... você, o pai e o bebê são os principais personagens dos dois ou três dias de maternidade. e em casa, depois, é a mesma coisa.
e ainda na maternidade: sugue o máximo de sugestões dos profissionais! dos médicos, enfermeiras, assistentes. toda informação é bem vinda. informe-se muito durante a gravidez, tire dúvidas com seu obstetra durante as consultas mas, na maternidade, pergunte o que e quantas vezes quiser. e o papai, ali do lado, fazendo sua parte em questionar e em ouvir.
.
já em casa, é importante que a mãe e o bebê estejam no mesmo ambiente (ou no quarto do bebê ou no quarto do casal) pelo menos durante o primeiro mês. e papais, por favor, nas primeiras duas semanas, vocês também precisam ficar. e por que? não pensem nas respostas machistas para esta questão. simplesmente porque todos (a mãe e o bebê) se sentem seguros com o papai por perto. e o papai merece participar dos primeiros dias de vida do bebê. sim, e como as mamadas são de 3 em 3 horas, o papai vira um ótimo assistente. e como ele também ouviu todas as dicas enquanto estava na maternidade, quando a mamãe estiver cansada e simplesmente não conseguir mais raciocinar, é ele quem vai entrar em ação, pedindo calma e relembrando as dicas e lições dos profissionais da maternidade.
.
os primeiros banhos: devem ser técnicos (???). sim, um banho técnico, que a enfermeira vai ensinar na maternidade. não tenha medo, o banho técnico oferece tudo o que o bebê precisa, é rápido, evita exposição do corpo pequeno e frágil e lhe proporciona segurança. lembre-se, ele ficava apertado, aconchegado em seu ventre, não vai se sentir bem sendo segurado pelas costas, meio solto, em um recipiente. clique aqui (dá para assistir um desses banhos técnicos). e não fique frustrada, com uns 2 meses o bebê começa a curtir o banho - e você também.
.
o banho de ufurô ajuda muito com as cólicas. muito. e compressa de água quente também. e colocá-lo assim, barriga do bebê com a sua barriga também ajuda demais.
.
sobre cólicas: seu bebê vai ter. serão muitas ou poucas? não dá para saber mas, o que nos ajudou demais aqui em casa foi a dieta que fiz enquanto amamentei nos primeiros 3 meses: exclui da minha alimentação leite e derivados, café, chocolate, refrigerantes e doces. inclui muitas fibras, legumes (exceto os que provocam gases como feijão, brócolis, couve flor) e gelatina. é difícil, mas, quando você vê o bebê se contorcendo de dor, não pensa duas vezes antes de fazer a dieta.
.
por hoje é só, mas volto a postar mais dicas. vou pela ordem cronológica, então vou fazer mais dicas sobre recém nascidos.
e lembre-se, converse sempre com seu pediatra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário