.
catarina vai começar a comer papinhas somente com 6 meses, mas estou buscando informações para esta fase.
quero fazer desta fase de descoberta dos alimentos, uma fase gostosa, de novas experiências e que ela leve para toda sua vida o prazer de se alimentar.
.
encontrei neste site http://bebe.abril.com.br/canais/nestle/fases-alimentacao.php dicas ótimas!
.
deixo aqui, o texto sobre a primeira etapa da alimentação, mas vale a pena conhecer todo o conteúdo sobre nutrição do bebê.
.
Etapas da Alimentação: Etapa 1 - a partir dos 6 meses - descobrindo os alimentos:
Aos 6 meses, quando o bebê começa a conhecer muitos sabores além do leite materno, tudo é novo. Seu sistema digestivo já é capaz de lidar com alimentos semi-sólidos, porque o grau de tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção de nutrientes aumentam. Além disto, suas habilidades neuromotoras estão mais desenvolvidas (por exemplo, o bebê já começa a ficar sentado). O bebê se adapta a diferentes alimentos, com sabores e texturas variados. Além disso, retrai a língua e fecha os lábios cada vez que a colher é retirada da boca, segurando a comida ali dentro – é um grande progresso! Ajude o seu pequeno a tirar ainda mais proveito dessa fase seguindo estas dicas:
• Introduza um alimento novo por vez no cardápio em pequenas quantidades e aumente-a gradualmente, pois isto pode auxiliar a identificar possíveis alergias alimentares.
• O paladar se forma nos primeiros anos de vida. Por isso, maneire tanto no sal quanto no açúcar, ingredientes que mascaram outros sabores. Além disto, o uso de preparações muito doces ou salgadas pode fazer com que ele se acostume e tenha preferência por estes quando adulto. Sem contar que exagerar na dose dessa dupla nunca é muito saudável – nem mesmo na vida adulta. Melhor acostumar a criança a consumir menos desde a tenra idade.
• Os alimentos devem ter consistência adequada para essa fase de desenvolvimento, sendo fáceis de engolir e ajudando o bebê a comer com colher.
• Aos 6 meses, em geral o bebê é capaz de sentar-se, ainda que precise de apoio. Portanto, faça com que ele coma sentadinho, nunca deitado, para evitar que engasgue.
• Nessa fase, a criança precisa de 600 a 650 calorias por dia. Não fique ansiosa, achando que ela deve devorar um prato de adulto.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário